Monte Sião – 4 Pontos Turísticos Que Você Precisa Visitar em 2019

Monte Sião é uma cidade que faz parte do Estado de Minas Gerais, ficando localizado próximo de São Paulo e Campinas. O município conta com mais de 20.000 habitantes e intensa atividade cultural e comercial.

Essa cidade também faz divisa com outros municípios importantes de Minas Gerais, tais como Ouro Fino e Bueno Brandão. Além disso, Monte Sião é conhecida como “a Capital Nacional do Tricô”.

Esse destaque na atividade do tricô ocorre pelo fato da cidade contar com uma forte indústria têxtil.

Além do tricô, Monte Sião também apresenta outras características, sendo conhecida por promover o Encontro de Fuscas, destinado a entusiastas desse automóvel.

Outro evento que destaca Monte Sião no cenário nacional é Festa do Peão, considerada um dos eventos do gênero mais importantes do Brasil.

A fabricação de porcelanas também é uma característica marcante dessa cidade.

A história de Monte Sião inicia com o fim do ciclo do ouro, que foi muito intenso durante os séculos XVII e XVIII. Esse fim de ciclo possibilitou a imigração de garimpeiros em busca de outras terras e outras atividades, como a pecuária e a agricultura.

Mais tarde, no século XIX, a imigração italiana ganhou força na região onde hoje é Monte Sião, estimulando no local o plantio do café e também a atividade do tricô.

Porém, apenas em meados do século XX, no ano de 1936, Monte Sião se tornou oficialmente um município do Estado de Minas Gerais.

Pontos Turísticos de Monte Sião

Ainda que a indústria têxtil seja um dos destaques do município de Monte Sião, vale a pena salientar a presença de alguns pontos turísticos bem interessantes.

1 – Porcelana Monte Sião

Essa fábrica foi fundada no ano de 1959. Até os dias atuais ela é a única especializada em produzir porcelanas de coloração azul e branca no país.

Monte Sião

Os turistas podem fazer visitas à fábrica e conhecer como funciona o processo de produção das porcelanas. Entre os produtos estão xícaras, pires, pratos, copos e canecas.

Além disso, há também a fabricação de artigos de decoração, tais como vasos, porta joias, porta copos e bacias.

É interessante que o método de produção utilizado pela fábrica ainda faz uso de materiais básicos, como o forno à lenha, valorizando ainda mais o aspecto artesanal do trabalho.

A Porcelana Monte Sião mantém uma área reflorestada, fazendo a sua parte como empresa que contribui para o meio ambiente.

Ao visitar a fábrica, o turista vai conhecer os procedimentos de trabalho, desde a criação da matriz, passando pelo processo de estampagem, até chegar ao acabamento e a pintura.

2 – Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

É o primeiro templo religioso construído no município de Monte Sião, no ano de 1849. A arquitetura da igreja remete ao estilo romano.

Monte Sião

A igreja tem uma característica muito especial, pois de acordo com os fiéis, em meados do século passado, a imagem da Nossa Senhora operou milagres.

Sendo assim, durante os primeiros dias 18 e 27 de novembro de cada ano é celebrada uma novena para adorar a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Inclusive, o dia 27 é feriado na cidade.

Os turistas, que visitam Monte Sião e em homenagem a santa, podem participar das celebrações e levar uma medalha para casa. De acordo com a crença, a medalha abençoa o seu portador.

A padroeira da cidade também é homenageada com uma imagem dela construída às margens da estrada do bairro Virtuosa.

3 – Mosteiro da Santíssima Trindade

Outra atração turística dotada de um imenso valor religioso é o Mosteiro da Santíssima Trindade. Esse mosteiro fica localizado na rodovia MG-459, entre os municípios de Monte Sião e Ouro Fino.

Monte Sião

O mosteiro recebe turistas do Brasil inteiro e é um belo local para quem quer tranquilidade, estar em meio a natureza e conhecer belas paisagens.

Atualmente o local conta com mais de 40 monges e monjas, que recebem com carinho visitantes que querem conhecer um lugar tão bonito e professar a sua fé.

Os monges e as monjas que residem no mosteiro fazem uso dos seus mais variados dons em trabalhos artesanais e de gastronomia.

Entre as atividades realizadas pelos residentes estão a produção de obras artísticas, tais como pinturas e esculturas, produção de roupas em tricô, que é um dos destaques também da cidade de Monte Sião.

Além disso, os monges e as monjas do Mosteiro da Santíssima Trindade também trabalham na fabricação de outros produtos, tais como sabonete e também produtos do gênero alimentício, entre eles chocolate e doces.

Todos esses materiais estão disponíveis para os visitantes em uma loja que integra o mosteiro.

4 – Praça Prefeito Mário Zucato

Em homenagem ao primeiro prefeito do município de Monte Sião, a praça é um dos principais atrativos turísticos da cidade, especialmente devido às plantas cortadas em formatos de figuras interessantes.

praça monte sião

Outro atrativo da praça é a fonte luminosa localizada em seu ponto central, que fica ainda mais bonita durante a noite.

É na praça Prefeito Mário Zucato que é realizada a Feira Multicultural de Inverno, que é um dos principais eventos de Monte Sião, onde ganha destaque a famosa produção de tricô da cidade.

Onde comer em Monte Sião

Ao visitar Monte Sião, o turista vai se deparar com várias opções para almoço, lanche e janta. Alguns dos estabelecimentos são: Cantinho da Costela, Cantina Viana e o Todo Sabor Restaurante.

Há também o Café Sião e o Cantinho D’Minas, que traz em seus cardápios pratos típicos da culinária mineira.

Onde ficar em Monte Sião

Alternativas de hospedagem também não faltam em Monte Sião. Alguns dos estabelecimentos recomendados para os turistas é o Hotel Villa de Minas, localizado no centro do município e próximo da praça Prefeito Mário Zucato. Há também o Hotel Minas Square, que oferece aos hóspedes academia e ótimos serviços.

Melhor época para ir à Monte Sião

A cidade conta com atrações que podem ser visitadas o ano todo. Porém, por ter como destaque a produção têxtil, uma das dicas é visitar a cidade durante o meio do ano, que é quando ocorre o Festival Multicultural de Inverno.

O evento corre entre os meses de maio, junho e julho, e oferece aos turistas várias atividades, desde produção artísticas e amostras gastronômicas.

Monte Sião é um município com um forte apelo turístico, disponibilizando atrações culturais, religiosas e de artesanato.

Portanto, conheça esse pedacinho de Minas Gerais caracterizado pela hospitalidade e beleza.

Cidades Vizinhas

Socorro

Bueno Brandão

Águas de Lindóia

 

Comente abaixo:

Comentários estão fechados.