24 Pontos Turísticos no Brasil Que Você Precisa Conhecer em 2019

Você conhece muitos pontos turísticos no Brasil ou acha que só existem lugares incríveis no exterior? Para resolver essa questão — e ainda ajudar no planejamento das viagens de 2019 — resolvemos listar 24 atrações presentes no território nacional.

Cada uma delas tem seu próprio encanto, seja de ordem histórica, natural ou de entretenimento. O melhor é que esses pontos turísticos estão espalhados por todo o país, da Região Norte ao Sul. Por isso, não perca essa chance de se divertir ao longo dos 12 meses do ano e segue a leitura com a gente.

1 — Pão de Açúcar (RJ)

Um passeio imperdível para quem vai ao Rio de Janeiro. O Pão de Açúcar é uma formação natural constituída por um conjunto de três morros, sendo que o principal deles é o que dá nome à atração. No local também está o Cristo Redentor, parada obrigatória para o visitante, assim como o passeio de teleférico.

2 — Jardim Botânico de Curitiba (PR)

Esse é um dos pontos turísticos no Brasil mais visitados em Curitiba. Criado em 1991, o Jardim Botânico tem uma estrutura de vidro e metal, inspirada nas construções francesas. Ele possui uma fonte de água e diversas espécies da Floresta Amazônica. O funcionamento é diário.

3 — Palácio Quitandinha (RJ)

Uma volta ao passado com grande beleza, esta é a esperiência de quem vai ao Palácio Quitandinha. O local foi construído em 1939 para ser um hotel cassino e está situado na cidade de Petrópolis, interior carioca. As visitas guiadas ocorrem de terça-feira a domingo.

4 — Teatro Municipal de Manaus (AM)

Construído na época da Belle Époque, em 1896, o teatro é puro luxo. Pé direito alto, lustres, colunas, adornos em vermelho: tudo no local remete a um passado de riqueza. Em atividade há mais de 100 anos, ele recebe apresentações regulares e também visitas guiadas de terça a sábado. Vale a pena conferir.

5 — Mercado Ver-o-Peso (PA)

O mercado é ideal para quem gosta de mercadorias frescas, mas é preciso acordar cedo para fazer a visita, pois ele abre às 6h e funciona até às 14h. O Ver-o-Peso tem uma estrutura imponente, baseada na arquitetura inglesa, e foi construído em 1625 na cidade de Belém. Hoje, ele é um dos mais antigos mercados brasileiros.

6 — Eixo Monumental de Brasília (DF)

Aqui a visita vale pela organização urbana. O Eixo Monumental é, na verdade, uma avenida que está no centro do Plano Piloto de Brasília. Ela tem doze faixas de vias de trânsito e um canteiro central, o que totaliza 250 metros de largura. Em 1994, o local entrou para o Guinness World Records como a avenida mais larga do mundo.

7 — Avenida Paulista (SP)

A avenida mais conhecida de São Paulo é palco para shows, manifestações, eventos esportivos e diversas atividades culturais. Fazer um passeio pela Paulista é parada obrigatória para turistas.

A via foi inaugurada em 1891 e possui hospitais, bancos, hotéis e museus importantes, como o MASP, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

8 — Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ)

O MAC Niterói foi criado em 1996, projetado e idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local abriga várias exposições temporárias, mas também possui um acervo permanente. Este tem 1.217 obras da Coleção João Sattamini, importante colecionador brasileiro, e 369 peças doadas por artistas variados. Visitas ocorrem de terça a domingo.

9 — Instituto Inhotim (MG)

Um museu de arte contemporânea e ao mesmo tempo um jardim botânico. O Instituto Inhotim fica na cidade de Brumadinho, Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele foi inaugurado em 2002 e tem um acervo reconhecido internacionalmente, além de ser considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

Em relação à natureza que o cerca, o Inhotim fica em um local de mata atlântica e possui espécies de plantas raras originárias de todos os continentes. A visitação ocorre de terça-feira a domingo.

10 — Forte Orange (PE)

Esse é um dos pontos turísticos mais visitados na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife. O Forte Orange foi construído 1631 e tem o nome oficial Forte de Santa Cruz do Itamaracá. Ele passou por uma reforma completa em sua estrutura e foi reaberto no ano de 2018. Na visita, que ocorre diariamente, ainda é possível comprar artesanato e doces típicos.

11 — Maracanã (RJ)

O Maracanã é o estádio de futebol mais emblemático do Brasil. Ele foi inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo da época. Desde então, vem sendo palco de grandes competições e já recebeu os shows de Madonna, Rolling Stones e Paul McCartney.

Quem quiser visitar o estádio que, na verdade, se chama Jornalista Mário Filho, vai ter acesso às áreas internas, como o vestiário, e ao gramado. O passeio guiado dura 40 minutos e ocorre todos os dias.

12 — Casa Museu de Cora Coralina (GO)

A construção fica localizada na cidade de Goiás (GO) e foi residência fixa da poetisa Cora Coralina. No local, você consegue acompanhar mais detalhes sobre a vida e carreira da artista, além de voltar no tempo observando detalhes da arquitetura típica do século XVIII. As visitas ocorrem de terça-feira a domingo, a partir das 9h.

13 — Real Forte do Príncipe da Beira (RO)

O Real Forte do Príncipe da Beira foi construído no século XVIII pelos portugueses com o objetivo de proteger o território brasileiro da invasão espanhola. Entre todos os pontos turísticos do gênero fortificação, esse é o segundo maior do país e está em plena floresta amazônica, na fronteira com a Bolívia.

Hoje, o espaço situado no município de Costa Marques tem ruínas ainda bem conservadas.

14 — Catedral de Pedra (RS)

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, ou Catedral de Pedra, fica na cidade de Canela no Rio Grande do Sul e é uma construção arquitetônica que chama a atenção. Ela tem 65 metros de altura na maior torre e uma decoração interna primorosa: são pinturas em vitrais, escultura da Santa Ceia e quadros da Via Sacra.

O local foi criado em 1937 com um estilo gótico inglês e fica aberto diariamente para visitação.

15 — Museu Paço do Frevo (PE)

O ritmo musical do frevo é algo típico de Pernambuco e foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012, pela Unesco. Como forma de homenagem surgiu, doi anos depois, o Museu Paço do Frevo. Um dos pontos turísticos mais visitados em Recife.

O lugar possui três andares com exposições fixas e temporárias. Dentro dele, o público acompanha um regaste histórico dessa modalidade de dança e música. A visitação ocorre de terça-feira até domingo.

16 — Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)

O complexo arquitetônico de Bom Jesus de Matosinhos é a representação pura do período barroco brasileiro. Ele abrange uma igreja, seis capelas e a área de um adro, que é o terreno em volta do local.

Situado no município de Congonhas, o santuário começou a ser construído em 1757 e tem várias obras de Aleijadinho, inlcuindo a mais famosa de todas: os Doze Profetas. O local está aberto para visitação diariamente.

17 — Encenação da Paixão de Cristo (PE)

A Paixão de Cristo encenada na cidade Brejo da Madre de Deus, no distrito de Fazenda Nova, é conhecida em todo o Brasil. Ela é considerada o maior teatro ao ar livre do mundo e reúne atores nacionais e locais.

O espetáculo começou a ser apresentado em 1968 e já foi visto por milhões de pessoas. Atualmente, a peça pode ser conferida durante uma semana, no período da Páscoa.

18 — Campos de Girassóis (MG)

Esse é um dos pontos turísticos mais bonitos da lista, ainda mais se você for apaixonado pela natureza. Os campos de girassóis estão presentes em várias partes do Brasil, mas os que mais chamam atenção são os localizados no Triângulo Mineiro (Uberlândia, Catuji, Areado, Caxambu, Patos de Minas).

As plantações estão em fazendas abertas para visitação e encantam moradores e turistas. É ideal para fazer fotos, passeios com a família ou apenas apreciar a paisagem.

19 — Vale dos Dinossauros (PB)

Quem gosta de história e se encanta com os dinossauros não pode deixar de conferir o parque arqueológico que fica na cidade de Sousa, interior da Paraíba. Nele você pode observar uma grande quantidade de pegadas de dinossauros. Algumas são da espécie iguanodonte, que media cinco metros e viveu há 130 milhões de anos.

O local ainda tem réplicas dessas espécies pré-históricas e um museu.

20 — Parque Beto Carrero World (SC)

Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e um dos pontos turísticos mais movimentados do Brasil. Ele foi fundado em 1991 e hoje possui uma estrutura com brinquedos dos mais variados tipos. Há ainda espetáculos de teatro e um zoológico, tudo isso em uma área com 14 milhões de quilômetros quadrados.

As visitas podem ser realizadas diariamente, das 9h às 18h.

21 — Vale da Lua (GO)

Esse conjunto de formações rochosas lembra a superfície da Lua, com aspecto cinzento e várias depressões. O visual diferente é consequência da erosão feita pelo rio São Miguel.

A área é ótima para quem gosta de aventura e está situada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na cidade Alto Paraíso de Goiás. A visita, normalmente, é feita com o auxílio de guias locais.

22 — Arquipélago de Anavilhanas (AM)

O arquipélogo é formado por cerca de 400 ilhas fluviais, sendo uma das maiores formações do gênero em todo o mundo. Ele fica no Rio Negro em uma área protegida: Parque Nacional de Anavilhanas, que abrange as cidades de Manaus, Iranduba e Novo Airão.

Entre as atividades turísticas estão passeios de barco e observar a alimentação dos botos. A maioria dos programas é feito com a assistência de guias locais.

23 — Sinagoga Kahal Zur Israel (PE)

Se você está em busca de pontos turísticos religiosos, a sinagoga Kahal Zur Israel é parada obrigatória. Ela é a primeira sinagoga das Américas e foi construída no século XVII. Depois de modificações ao longo do tempo, o espaço é hoje o Centro Cultural Judaico de Pernambuco e guarda ruínas da primeira edificação.

O local recebe visitas de terça-feira a sexta-feira e também aos domingos. Você pode fazer o passeio sozinho ou de forma guiada.

24 — Fervedouros (TO)

Fervedouros são formações naturais feitas pela nascente de um rio subterrâneo. Geralmente, eles são locais pequenos e sempre com água cristalina. O mais divertido é que você não consegue afundar e fica sempre boiando. Isso ocorre por causa da pressão da água que brota do solo.

No estado do Tocantins você encontra oito fervedouros abertos para visitação: Encontro das Águas, Bela Vista, Korubo, Alecrim, Buritizinho, Ceiça, Rio Sono e Butitis.

Todos os passeios que listamos aqui no post são apenas alguns dentre os inúmeros pontos turísticos do Brasil. Mas e então, qual será o seu roteiro neste ano de 2019? Comente aqui embaixo quais locais que você quer conhecer.

Comente abaixo:

Comentários estão fechados.